terça-feira, 5 de outubro de 2010

Venha aprender japonês na Associação Nikkei de Vitória (ANV)

Por Pikolo

Bom... Como muitos dos meus amigos já devem saber eu estudo japonês na Associação Nikkei de Vitória (ANV) e vou falar um pouquinho dessa escola pra vocês.

O Nikkei foi criado com o intuito de reunir os muitos japoneses e seus descendentes que atualmente vivem na região da grande Vitória. Com a entrada da cultura japonesa no Brasil através de desenhos animados, seriados e mangás o Nikkei acabou gerando o interesse de simpatizantes dessa cultura que também passaram a fazer parte desta escola.

Sede da Nikkei na Mata da Praia

Em 1981 um grupo de pessoas criou o “Sunday Club” promovendo encontros semanais que inicialmente tinham a finalidade de fazer trocas de mangás que naquela época ainda não existiam no Brasil. Algumas das famílias que freqüentavam este clube tinham crianças e adolescentes, por este motivo eles passaram a ensinar também o idioma japonês e a prática de esportes tipicamente japoneses.

Como eram grandes as diferenças culturais e de idioma entre o seu povo (japonês) e o brasileiro eles dividiam sua vida social em duas partes: trabalhavam em contato com a nossa cultura durante toda a semana e nos finais de semana se isolavam em reuniões particulares praticando atividades relacionadas a sua cultura natal, criando assim a ANV (Associação Nikkei de Vitória) em 1984, porém ela só foi fundada mesmo em 1994, na Mata da Praia em Vitória.

Hoje o Nikkei é bem maior se comparado ao seu início em 1984 e é visto como referência no estado para o aprendizado e apreciação da cultura japonesa, não só para os seus conterrâneos e descendentes, mas também para simpatizantes e curiosos. O Nikkei promove todo ano festivais culturais com danças e comidas típicas japonesas, passeios, festas e atividades culturais e esportivas. Abaixo as atividades praticadas pela Associação:

Clube de Shogi e Go

Softball

Coral Nikkei

Beisebol

Oficina de Origami

Taiko

Yosakoi Soran

Gateboll

Kendo

Patchwork

Shodô e Sumie


Espero que vocês tenham gostado da matéria e tenham ficado curiosos para conhecer a Associação, pois ela é muito bacana!

Venham nos fazer uma visita e quem sabe fazer parte dessa galera!

Vamos estudar japonês juntos? (eu sou o primeiro da esquerda, de azul)

Abraço!

Para maiores informações segue o site http://www.anv.org.br/



4 comentários:

  1. É um vagabundo mesmo auhauhauahauhauh

    ResponderExcluir
  2. Ei! Obrigada pelo seu comentário no meu post.
    Eu não sabia que havia essa instiuição na Mata da Praia. E olha que morei por muito tempo em Jardim da Penha. Aff..

    Mas foi bom saber. Vaou fazer uma visita qualquer dia desses.

    Continue visitando o meu blog.
    Vou até seguir o seu para poder ler suas atualizações.

    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  3. bem que eu gostaria de aprender japonês e seus costumes ... se tivesse tempo, nem pro Monster Hunter ta dando pra jogar XD

    Ótima matéria ! flw !

    ResponderExcluir
  4. Bem sortido o seu blog, gostei..... estou achando bem criativo, essa coisa oriental sempre é interessante, não acha?

    ResponderExcluir