terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A importância da Leitura!

Por Collossu

E aí Sugoizada, tudo firmeza???

Antes de mais nada, FELIZ 2011 PARA TODOS!!!

Já faz um tempo que o blog tá meio sem atualizações né? Mas é... o tempo passa, o tempo voa e é incrível como em um período tão pequeno as coisas mudam tanto, não é?

A maioria dos Sugois estiveram bastante ocupados no final de 2010 com novos projetos, novas escolhas e atividades pessoais. Mas o blog tá aqui firme e forte e prometemos bombar 2011 com textos cada vez mais legais, prestativos e divertidos. ;)

Então, nada melhor que iniciar o ano com uma matéria de UTILIDADE PÚBLICA, a importância da leitura.

Vamos abraçar a leitura???

Com a vinda da Internet tudo ficou muito simples, rápido, dinâmico, corrido e as vezes esquecemos a importância de coisas simples como a leitura e o quanto ela acrescenta em nossas vidas. Histórias de vida, aprendizados, variados pontos de vista, informações, lugares incríveis, personagens fantásticos, toda uma gama de coisas legais que podem ser encontradas em um único e simples lugar, o livro!!! Sem contar que todos os especialistas da área apontam a leitura como um ótimo exercício para a fala, pois enriquece o vocabulário e nos familiariza com diversas maneiras de se expor um ponto de vista. Quem lê bem fala bem!

Eu mesmo não tinha o costume de ler tanto, mas depois que li o meu primeiro livro decidi que não largaria esse hábito nunca mais. É muito prazeroso estar em contato com outros mundos através do livro. Legal ver o rumo que uma história toma, conhecer lugares, ver o desenvolvimento de um personagem, aprender com ele, tirar grandes lições com ele.

Pra mim tá decidido!!! Quando eu tiver um filho e ele tiver o entendimento da leitura seu primeiro presente será um livro, pois gerar ainda na juventude essa maneira sadia de passar o tempo é fundamental em um mundo que apresenta cada vez mais formas inapropriadas de entreter as pessoas, sobretudo as crianças. E dessa maneira estaria aguçando a imaginação e criatividade do meu filho, ensinando de maneira simples como lidar com problemas e frustrações ao mesmo tempo que se diverte e melhora sua maneira de se comunicar com as pessoas. É maravilhoso imaginar que uma criança no auge de sua fértil imaginação possa visitar lugares fantásticos através de uma boa leitura, como se estivesse lá. Me lembro bem de um filme muito conhecido chamado “História sem fim”, onde o protagonista lia um livro mágico que lhe permitia viajar para um reino encantado com personagens fabulosos. Na medida em que lia o livro a história mudava. Com a ajuda de um medalhão mágico que tinha o poder de realizar todos os seus desejos ele passava por grandes aventuras onde tinha que enfrentar seus medos, resolver mistérios, fazer amigos, ajudar pessoas e combater inimigos. No final era aclamado por todos como um grande herói nos passando importantes lições sobre nossas escolhas, amizade e coragem. Este filme mostra o quanto pode ser incrível para uma criança ler um bom livro e quantas coisas e lugares ela pode conhecer através dele. Em nada é mentira quando dizem que “Quem lê viaja”. O livro é realmente uma ótima ferramenta para ajudar a educar crianças do mundo todo.

Cena do filme "História sem fim" e o protagonista "Bastian"

Mas nessa onda de leitura todos podemos surfar! Crianças, jovens, adultos, qualquer um que saiba ler. Qualquer meio de leitura também é bacana seja um livro, jornal, revista, informativo. A leitura nos trás informação, nos liga com os acontecimentos. Muita coisa ruim pode ser evitada se as pessoas simplesmente se manterem informadas e antenadas, como ler a bula de um remédio ou sobre a situação política do pais onde moramos por exemplo. A leitura nos ajuda a formar opinião, construir argumentos, interpretar textos com mais facilidade sem contar que é uma ótima maneira de passar o tempo. A influência da leitura pode até ajudar alguém a definir sua futura profissão e auxiliar em várias outras áreas da nossa vida.

As vezes penso como é legal ler e como uma maneira tão bacana de se divertir pode custar tão pouco. Os preços dos livros caíram muito. Hoje em dia é possível encontrar bons livros por menos de R$ 30,00!!!! O livro que estou lendo atualmente custou apenas R$ 16,00!!!! Trocando em miúdos... é bem mais barato e bem mais útil presentear uma criança com um livro do que com uma certa boneca loira magricela de plástico que vira fada, borboleta, sereia, garçonete, ginasta, cantora e que nada, corre, pula, dança, canta, patina e rodopia SOZINHA (sim, sozinha, pois sua filha ainda vai continuar com o bubunzinho gordo colado no chão vendo a boneca fazer isso tudo sem ajuda enquanto ela come alguns chocolates) que além de ser caríssima ainda faz extrema alusão a futilidade e em nada ajuda no crescimento pessoal de uma criança. No mais... dê brinquedos sim a uma criança, mas dê livros TAMBÉM, e se possível com mais freqüência.


Exatamente como deveria ser...  quando será que essa será lançada??

Então é isso aí galera, vamos ler bastante. Se você já tem esse costume continue com ele e passe adiante. Se você não costuma ler, experimente! Pegue dicas com um amigo de um livro que tenha a sua cara, comece a ler em uma tarde de Domingo e veja como pode ser gostoso criar esse novo hábito.


"Não existe futuro sem leitura!"



E viva a leitura!!!

;)

2 comentários:

  1. Ler é bom demais, nossa, acho que não consigo imaginar como seria a minha vida se eu não tivesse lido tanto na adolescência, principalmente.... mas é bom ler o que gostamos e não por obrigação.... só leio o que gosto.

    Valeu e obrigado por ter gostado do meu blog, o seu também é dez, supercriativo e interessante.... abraços!!

    F.

    ResponderExcluir
  2. Só porque a BARBIE é simbolo de moda! af
    Enfim,cada um com sua opinião :)

    ResponderExcluir