terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entendendo um pouco de Animes e Mangás!

Por Glomer

Mas uma vez anime... Esse assunto tão comentado, discutido e claro... criticado!

Antes de mais nada gostaria de declarar que sou fã de carteirinha, tanto de animes quanto de mangás. Isso mesmo, um otaku! Talvez eu nem goste tanto quanto deveria, mas o fato é que adoro animes e defendo com unhas e dentes a função social que esse meio de diversão e lazer desempenha para jovens e adultos do mundo todo, costume que foi adotado como hábito por muitos deles.

Esse sou eu...  rsrsrs um Otaku!

Lembro-me de maneira feliz do meu primeiro contato com animes e mangás... como aquilo foi incrível!!! Foi como um soco na boca do estômago ver a riqueza daquelas historias cheias de vida. Pela primeira vez ví desenhos sérios, cheios de conteúdo, sentido e lições de vida, finalmente!

Ilustração de uma das páginas de um mangá.

Alguns exemplares de mangás muito conhecidos como "SlamDunk".

Atualmente os conceitos de animes e mangás estão bem mais absorvidos pela sociedade do que a tempos atrás, mas isso não deve ser confundido com aceitação ou que animes e mangás foram entendidos como realmente deveriam. Hoje não é difícil você andar pelos cantos da sua cidade e ver uma rodinha de pessoas conversando sobre animes, vestidos ao estilo otaku com camisetas estampadas com seus animes preferidos ou com gorros de cachorrinho, coelho ou “Mokona” (mascote famoso de um anime muito conhecido chamado Guerreiras Mágicas de Reyarth).

As protagonistas do anime Guerreiras Mágicas de Reyarth.

Mokoma, personagem do anime Guerreiras Mágicas de Reyarth.

Gorrinho Mokoma, bastante usado pelos otakus.

Mas agora, falemos sério sobre isso...

O conceito de anime precisa ser tratado com mais responsabilidade, pois apesar de ser uma febre em muitos lugares do mundo o anime não é algo apenas para criança como a maioria das pessoas imagina de maneira totalmente equivocada.

Infelizmente nós os seres humanos somos pré dispostos a ver com maus olhos o desconhecido, o oposto, o diferente. Mas com anime não é nada disso! Eventos como a Comic Com (evento anual norte americando que reúne fãs de todo o país para a adoração dos títulos Marvel, Dc entre outros) mostram que o público alvo desse tipo de diversão é cada vez mais diversificado, e muitas vezes até específico. Por isso devemos entender que estilo anime não é nada mais nada menos que um grande impacto cultural, exibidos em canais abertos e pagos nas redes de televisão de todo o mundo sem se preocupar ao menos em separar o público alvo para qual cada anime foi feito.

O nome mangá (Man = "irresponsável"; Ga = "imagem") já estava definido, mas somente em 1946 começou a tornar-se popular. Ou seja, em livre tradução mangá significa desenhos irresponsáveis. Creio que essa seja uma forma de expressão do próprio povo japonês, que apesar de serem vistos pelo resto do mundo como um povo educado e comportado, extravasam as barreiras da imaginação e dos costumes com uso dos animes e mangás, mostrando uma faceta rústica de um povo que reflete uma outra imagem na qual não estamos acostumados, mas que não deixa de ser interessante e atrativa.

Existem animes para tudo quanto é tipo de gente, e eu posso citar vários exemplos de animes, que foram criados de forma específica para cada público:

Shoujo (animes feito para meninas e mulheres):

"Lovely Complex", um popular anime Shoujo.

Shonen (animes criados para garotos e homens):

"Os Cavaleiros do Zodiaco", um dos animes mais conhecidos do Brasil e também um anime Shonen.

E muitas outras variedades de tipos e estilos dentro deste mesmo universo.

No Japão não existe preconceitos ou barreiras que impeçam que o mercado seja divertido, atraente e muito “a parte” para cada tipo de pessoa, isso sem dizer lucrativo. No Japão as empresas deste ramo tem a preocupação de passar para seus jovens desenhos animados de uma maneira muito especial. Eles querem atingir além do gênero cada etapa de idade na vida das pessoas com um tipo de anime específico para cada época da vida, dando a cada uma dessas etapas o estilo e histórias adequadas a elas, onde é separado, por exemplo, animes de garotos que são para garotos e animes de garotas que são para garotas. Lá não são adotados termos pejorativos para os estilos, lá não existe esse tipo de preconceito, nem com os jovens e nem com os adultos, sejam homens ou mulheres. É muito comum ver pessoas de todas as idades passando seu tempo lendo seus mangás em metrôs, praças, etc. Os japoneses são loucos por leitura e loucos por mangás.

Jovem japa lendo um mangá.

Sessão de mangás em uma livraria no Japão.

Os animes e mangás estão presentes em suas vidas, pois fazem parte da cultura deles. Lá tudo leva os animes em consideração. Novelas que viram animes e mangas ou vice e versa. Filmes ou seriados, teatros, musicais, enfim... Tudo faz parte de um complexo quebra-cabeça que se encaixa de uma maneira sem igual.

É verdade que ainda existe um certo preconceito para com os animes devido ao costume da população a maioria dos desenhos animados norte americanos que se espalharam primeiro e de maneira rápida pelo mundo afora, como os “Flintstones” ,“Popeye o Marinheiro”, “Scooby Doo” e tantos outros. Porém são desenhos feitos realmente para "criancinhas" onde o valor social existente ou a preocupação com a mesma é quase nenhum, diferente dos animes onde os desenhistas sempre se preocupam em transmitir grandes lições sociais ou mesmo algum tipo de mensagem bacana de coragem e superação (isso é muito exposto em gêneros de animes mais adultos como os Gekiga (animes feitos para atingir um publico mais maduro e adulto).

"Ashita no Joe", um belo clássico ao estilo Gekiga.

Anime também não é tudo a mesma coisa como muita gente pensa. É comum escutar coisas do tipo...

“Ah! É desenho de criança, passa aí pra molecada ver que é tudo igual mesmo”

Isso não é verdade, e de certa forma a divulgação de animes precisa ser feita até com certa dose de responsabilidade, pois imagine só uma criança de 6 ou 7 anos assistindo animes nos estilos abaixo:

Hentai (animes de conteúdo pornográfico):

Cena do anime Hentai "A lenda do demônio", bastante popular no Brasil.

Harem Shoujo (animes com cenas de apelo cômico e sexual para tornarem a historia mais divertida):

Cena do anime "Mouse", bem picante e divertido como todo Harem Shoujo precisa ser.

Yuri (animes que relatam a vida sexual e pessoal de lésbicas):

Blue Drop, um anime Yuri.

Yoai (animes que relatam também a vida de gay’s):

"Gravitation", um anime Yoai.

Os dois últimos exemplos mostram com clareza que existem animes para todos os tipos de pessoa, inclusive para o público homossexual, o que torna esse tema um pouco mais complexo do que se imagina. A intenção deles é acertar o público alvo em cheio!

A grande complexibilidade do mercado editorial Japonês tem o cuidado de pensar nas necessidades de cada tipo de pessoa, cada público e até mesmo as suas opções sexuais. É estrondoso o mercado consumidor de gêneros que somente os mangás e animes podem transmitir em suas incríveis e divertidas histórias.

Não que os gêneros e estilos precisem ser seguidos a risca. Cada um se identifica com o estilo de anime que gostou mais, porém deve-se entender que cada um foi criado para um tipo de público.

Espero que eu tenha ajudado aos leitores a entender um pouco deste mundo que eu tanto admiro.

Por isso lembre-se, antes de criticar qualquer tipo de anime ou as pessoas que curtem esse estilo de animação, lembre-se que existem tipos de animes para determinados tipos de pessoas e procure saber a que tipo de pessoa aquele anime ou manga que você criticou pertence ou se presta a atingir. Forte abraço!


Curiosidade:

Você sabia que os animes estão muito mais enraizados na cultura nipônica do do que você poderia imaginar?

Não é de hoje que o povo de lá mantém o hábito de desenhar e deixar “registrado” em papel ou “pergaminhos” o dia-a-dia das vilas, povoados e cidades do Japão. Desde antigamente com seus antigos aldeões, anciões e sábios o povo mantinham o hábito de desenhar em uma tentativa de deixar “marcado” os costumes, vida e a cultura daquele povo tão conservador. Eles desenhavam de tudo, desde as criancinhas brincando e a rotina de trabalho de homens e mulheres aos samurais que lutavam e o decorrer da vida pacata de um vilarejo e seus cidadões. É verdade, eles desenhavam e deixavam tudo “registrado” bem bonitinho, mas não desenhavam tão bem como hoje... Era como se fossem mangas de “pausinhos”. Rsrsrss. Eles já seguiam o raciocínio padrão de “quadros seqüenciais”, desenhando uma cena de cada vez, um do lado do outro ou uma de baixo da outra.
Se você parar pensar, o ser humano sempre teve esse hábito de “registrar” em desenhos os costumes de seu próprio povo.

Foi assim com os homens das cavernas, não é verdade? Mas a diferença aqui é que isso foi perpetuado na cultura japonesa, levada de geração em geração chegando ao ponto que chegou, com as fabulosas histórias que vemos em mangás e animes...  e isso meu caro,é cultura!

Até mais galera!



7 comentários:

  1. tem tanto tipo de anime emanga, naum da pra ve tudo ^^

    ResponderExcluir
  2. taz por dentro meu caro ^^ srsrrs...é isso ai mesmo...eu sou bem eclético com relação a animes mas particularmente curto muito animes shonen, gekigá, de mecha , que acredito eu esteja dentro da categoria shonen e gosto de comédias romanticas (ou romances puros) ai pode estar dentro das mais variadas categorias... excelente texto amigo glomer

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo conhecimento que vc tem!!!
    o anime e uma arte que nunk vai parar de traze alegria pois e um tipo de arte q todos gostam e vc sem duvidas gosta tbm logico x)!!
    eu sou um pouco novo no meio dos animes mas ja reconheso q e o melhor ramo q estou seguindo e desde ja eu digo eu vo virar um otaku e vou poder me expressar como vc um dia parabens mesmo pelo sua materia e continua publicando mais q eu semprei irei ler com muito prazer
    De:leonardo :)

    ResponderExcluir
  4. Mangá de cu é rola...

    ResponderExcluir
  5. Irado me ajudou bastante a relenbra os velhos tempos !
    Muito foda parabens e sucessos pra vcs todos do blog !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa quanto tempo não via estes desenhos,lembro da minha infância D+ !!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Caraca.. xokei com a historia no onibus das meninas... ainda bem ki ele termino com ela.. mow cadela... E adoro anime.. mais os antigos tipo cavaleiros... =D.. muito massa

    ResponderExcluir