segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma visão "Poly" sobre filmes...

Por Diana

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Desculpem pela minha ausência, ultimamente tem sido bem difícil arrumar tempo pra tudo.

Mas vamos lá. Na minha 2ª matéria do blog vou comentar sobre o filme “Hanami – Cerejeiras em flor”, com direção de Doris Dörrie, uma bela produção Alemã que não deixa nada a desejar se comparado a produções americanas deste mesmo gênero. Esse é o 2º filme alemão que assisto e gosto. Indico “Adeus Lênin” para quem ainda não viu e prometo pesquisar mais sobre filmes não americanos, pois estou enjoada dessas americanisses.

“Hanami – Cerejeiras em flor”

O destaque do filme é a fotografia incrível e a trilha sonora. Só por esses dois aspectos já vale a pena assistir.

A ambientação passa de uma pequena e aconchegante cidade no interior da Alemanha para a capital Berlim e o Mar Báltico. Mas o desenrolar do filme acontece mesmo em Tókio, capital do Japão, mostrando o cotidiano da vida diurna e noturna desta badalada e tradicional cidade e por fim o Monte Fuji. As paisagens são lindas, dá até vontade de arrumar as malas e ir amanhã mesmo visitar estes lugares.

O filme também aborda temas como o amor entre duas pessoas e mostra que sempre uma das partes tem que ceder pela harmonia do casal,. A efemeridade, o descaso dos filhos com os pais depois de certa idade, a falta de tempo das pessoas, as diferenças culturais do Oriente e Ocidente, enfim, cada olhar percebe diferentes lições que o filme tenta passar.

Vou explicar um pouquinho sobre a história, então se você ficou curioso para assistir e não quer estragar, o texto abaixo contem spoiler, então não leia.

Uma bela cena do filme...

Rudi e a esposa Trudi, um casal de terceira idade, tem uma vida rotineira e tranqüila numa bucólica cidade no interior da Alemanha. A esposa Trudi, descobre que o marido está com uma doença em estado terminal e os médicos a aconselham para ter cuidado ao contar para o marido e sugerem que eles façam alguma viagem que sempre sonharam ou realizar alguns de seus sonhos.

Trudi nada conta ao seu marido sobre a sua doença e tenta convencê-lo de ir visitar o filho Karl que mora no Japão. Ele não aprova a idéia, mas ela o convence pelo menos visitar os outros dois filhos e netos que moram em Berlim.

Chegando na casa dos filhos eles são recebidos com desprezo e falta de atenção, inclusive pelos netos. Trudi se sente desconfortável na casa dos filhos e se incomoda com a situação. Eles então viajam para o Mar Báltico e repente quem morre é a esposa, deixando o marido sozinho, pois os filhos mal encontram tempo para ir ao enterro da própria mãe.

Chegando em sua casa sozinho, Rudi começa a mexer nos pertences da mulher, e descobre sua contida vontade de visitar o Japão e conhecer o monte Fuji e pela dança típica oriental Butô.

Para compensar o sonho da mulher, que sempre abriu mão da sua vida por causa do marido, ele então resolve visitar o filho que mora em Tókio, mas é recebido com o mesmo desprezo e falta de disposição dos outros filhos em Berlim.

Sua visita coincide com o Hanami, o festival das flores de cerejeira que simbolizam a beleza, as mudanças e um novo começo.

Em um parque em Tókio conhece Yu, uma menina de rua que se expressa através do Butô. Daí surge uma grande e inusitada amizade e ela o ensina a essência da dança.

Ela então o leva para conhecer o Monte Fuji. Ele fica encantado com a paisagem, e percebe que não era só mais uma montanha, como ele imaginara. Depois de conhecer a beleza do lugar ele morre e é cremado e enterrado ao lado de sua mulher.
...

Essa é uma pequena explicação minha sobre essa história linda, pois não tem como passar aqui as sensações incríveis que este ótimo filme transmite, só vendo mesmo!

É realmente um ótimo filme e espero ter aguçado a curiosidade de vocês para assisti-lo. Prometo voltar aqui pra comentar filmes como este... filmes com conteúdo!

Beijos! ;)

6 comentários:

  1. Filme PERFEITO! muito boa a materia, adorei!

    ResponderExcluir
  2. poxa!!! que maneiro!!! esse filme deve ser mesmo muuuiitto bom! adorei a materia! vo ve se consigo ele!

    ResponderExcluir
  3. Joia a materia, gostaria de falar com os responsaveis pelo o blog.

    ResponderExcluir
  4. manero se vc tiver o filme かしてください

    ResponderExcluir
  5. Ah claro... Ufaaaa!!! Sorte que nao é o kku comentando filme.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Good job Poly

    ResponderExcluir